#72 - Gp da Belgica: Na corrida fake, Verstappen "vence" mas quem perde é a Formula 1




 Um grande abraço aos amigos da velocidade, foi difícil elaborar este post após o ultimo domingo aonde não tivemos o Gp da Bélgica, é isso mesmo, na minha opinião não tivemos prova mas para a FIA e seus promotores a corrida aconteceu, mas não da maneira como esperávamos com disputas e voltas em bandeira verde aonde realmente se vale um Grande Premio. Mas queria colocar pontos aonde os organizadores da prova vacilaram de verdade, e protagonizaram um vexame para a Formula 1, algo que pra mim não ocorre desde o Gp dos EUA de 2005 no problema da antiga "Guerra dos Pneus" aonde a antiga fornecedora Michelin detectou falha nos seus compostos após dois acidentes em treinos e por recomendação de segurança os carros que utilizam os pneus da fabricante se retiraram e assim largaram apenas os carros que usavam pneus da marca Bridgestone nos quais eram três equipes: Ferrari, Jordan e Minardi; vou usar dois pontos importantes que poderiam solucionar o problema de domingo:

1 - Mudança na programação devido as possibilidades de chuva intensa: 


 A programação neste final de semana era de ter corridas da F3 e WSeries, a categoria feminina teve treino livre e também classificação na sexta (que inclusive teve acidente fortíssimo) e a corrida que aconteceu no sábado debaixo de chuva; a F3 teve classificação na sexta e as três baterias que aconteceram duas no sábado com uma antes do TL3 e outra após a classificação da Formula 1 e no domingo mais cedo (obs: todas as corridas com chuva). Mas a questão é exatamente esta, por que não mudar a programação das categorias suporte? Pois a F3 tendo três corridas e sabendo que a possibilidade de chuva era enorme na minha opinião era muito mais fácil mudar as programações da categoria tendo apenas duas provas e valendo mais pontos, do que no formato atual aonde a primeira bateria corre invertendo os 12 primeiros do treino, na corrida dois é a qual as posições que foram feitas através do treino valendo pontuação cheia e a corrida três novamente mais um grid invertido; com duas corridas realizadas no sábado o domingo seria todo para a programação do evento da F1, podendo programar a corrida pra bem mais cedo as 11 ou 12 hrs no horário local (fuso horário de 5 hrs a frente GMT+2).

2 - Por que a categoria não tem um protocolo de chuva extrema???


 Parece ser engraçado, mas como a FIA e os organizadores da F1 nunca pensaram num protocolo de chuva extrema antes? Pois o automobilismo assim como o futebol (um exemplo) é realizada a pratica em locais abertos, quantos jogos já vimos sendo iniciados com campos alagados sem a possibilidade da bola rolar e após um protocolo de chuva a partida sendo remarcada em outro dia sem algum problema pois chuva forte é uma causa da natureza e é normal, agora no automobilismo já vimos outras categorias tendo protocolo de chuva e os melhores exemplos vem dos Estados Unidos com a Nascar e a Indy, pois já vimos 500 milhas de Indianapolis sendo feita na segunda feira pois não havia como praticar a prova tão tradicional no domingo devido a chuva, agora na Nascar é mais interessante pois eles conseguem prever a possibilidade de chuva antes e tendo uma boa comunicação com seus patrocinadores e marcas conseguem levar o evento para um dia na semana e tendo publico em bom numero no autódromo acompanhando. Na F1 não ter esse protocolo chega a ser amadorismo e contar com a sorte, ainda mais com as cidades próximas por "apenas" 300 km de distancia acho que poderia ter acontecido o GP na segunda feira as 10 hrs da manha pelo horário belga (5 da manha horário de Brasília) com as 44 voltas e logo após uma breve cerimonia e let´s go boys para Zandvoort, a categoria não pode contar com a sorte sempre, já tivemos Gps prejudicados pela chuva com interrupções e até encerramento antecipado, alguns exemplos pra refrescar a sua memoria: Malásia 2009, Canada 2013, Japão 2015 (acidente fatal de Jules Bianchi), Brasil 2016 e alguns outros no passado.



Pensar em soluções sempre foi importante, mas em nada vai adiantar se a categoria estiver presa aos contratos comerciais, estes que não colaboram para o esporte, estes que fizeram provas acontecer com tempestades, com situações até de morte na pista como foi o péssimo final de semana em Imola em 94 e a historia vocês sabem bem. Mas neste ultimo final de semana a Formula 1 perdeu pra ela mesma, perdeu por achar que dava pra ir assim mesmo mas não dava, no sábado Lando Norris bateu forte e preocupou um Micheal Masi na posição de diretor de prova amedrontado aonde não quis se colocar em cheque ainda mais com uma escolha difícil numa pista perigosa como é Spa-Francorchamps; restou enganar a todos que esperavam ter corrida fazendo os carros andar atrás do SC por 5 miseras voltas tendo criado um cronometro falso de 60 min e decretar Max Verstappen como vencedor e adquirir metade dos pontos, George Russell sim saiu feliz pois levou a Williams a um pódio que não acontecia desde 2017 no Azerbaijão mas foi o único feliz, no restante foi difícil esconder a insatisfação por acontecer isto, aonde poderia ter sido feito algo diferente, que sirva de lição para melhoras e por não fazerem os espectadores no autódromo e telespectadores pela tv em todo planeta de palhaços assim como aconteceu...


Já neste final de semana a Formula 1 se encontra na Holanda em Zandvoort num circuito raiz, a promessa é de boa corrida e sem chuva (rs) e estaremos acompanhando pois gostamos da Formula 1 e seguimos nossa admiração pela categoria como sempre!!! Em breve estaremos novamente aqui, forte abraço.


Comentários