Um grande abraço aos amigos da velocidade, vamos explicar neste post como será a corrida de classificação neste próximo final de semana aonde teremos o Gp Britânico em Silverstone na Inglaterra. Parece ser um pouco confuso mas vamos explicar em detalhes sobre essa novidade nas corridas em 2021, o formato do final de semana em detalhes:
* Classificação da sexta-feira: Após apenas uma sessão de treinos livres de 60 min de duração (geralmente, são realizadas três sessões de 1h cada), os pilotos vão disputar a sessão de classificação tradicional, dividida em três partes (Q1, Q2 e Q3). Essa sessão, que começa às 14h pelo horário de Brasília, vai definir o grid de largada para a classificação sprint do sábado....
*Sprint do sábado: Com o grid definido pela sessão da sexta-feira, o sprint terá 100km, o que significa 17 voltas em Silverstone, com largada às 12h30. Não há troca de pneus obrigatória, e os pilotos podem escolher com qual composto largam. O resultado do sprint vai definir o grid de largada para o GP da Grã-Bretanha. Os três primeiros ganharão pontos (3 para o primeiro, 2 para o segundo e 1 para o terceiro). Não haverá cerimônia de pódio, mas o vencedor ganhará um troféu....
*Corrida do domingo: Com o grid definido pelo sprint, o GP da Grã-Bretanha tem largada às 11h e terá 52 voltas, como de praxe, e a pontuação é a mesma das outras provas (de 25 pontos para o vencedor até 1 ponto para o décimo colocado, com um ponto extra dado a quem fizer a volta mais rápida contando que o piloto termine dentro do top 10). Há a obrigatoriedade de usar pelo menos dois compostos de pneus diferentes, então a corrida terá pit stops.
Duvidas interessantes a explicar:
1 - Quem fica com a pole nas estatísticas?
R: O vencedor do sprint, e não quem fizer o tempo mais rápido na classificação de sexta-feira.
2 - Quantos jogos de pneus estarão disponíveis?
R: Cada piloto terá direito a um jogo a menos do que o normal - 12 jogos de pneus de pista seca em vez de 13. A escolha de pneus é totalmente livre para as duas corridas (a sprint de sábado e a de domingo). Ou seja, cai a regra de que os pilotos que vão para o Q3 precisam largar com os pneus com os quais fizeram seus melhores tempos no Q2.
3 - Como fica o parque fechado?
R: Em um fim de semana normal na Fórmula 1, poucas configurações podem ser alteradas a partir do momento em que o carro vai à pista pela primeira vez na classificação, no que é chamado de "regime de parque fechado". Esse regime começa a valer a partir da sessão de classificação da sexta-feira, obrigando as equipes a encontrarem uma configuração que seja boa tanto para uma volta lançada quanto para os dois tipos de corrida.
4 - E se houver um acidente no sprint?
R: O processo é o mesmo de um acidente na classificação: o regime de parque fechado permite trocas de peças e reparos caso haja algo quebrado. Mudanças nos freios e nos dutos de freio também serão permitidas.
5 - Quem vai pagar a conta por uma corrida a mais?
R: Esse foi um entrave porque, justamente em 2021, está entrando em vigor um teto orçamentário para as equipes. A solução foi negociar com as equipes um pacote de cerca de 500 mil dólares para os três fins de semana em que o sprint deve ser realizado, além de uma compensação extra no caso de acidentes no sábado.
Deu pra entender melhor o que teremos neste próximo final de semana de Gp certo? Agora é aguardar muitas emoções com os pilotos não economizando nada curva a curva na pista icônica de Silverstone aonde tivemos muitas corridas marcantes tanto na chuva quanto em pista seca, vamos acompanhar juntos aqui no GC. Um abraço e até mais!!!
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