#59 - Gp de Monaco, No azar de Leclerc a sorte sorriu para Verstappen o novo lider do campeonato


Um grande abraço aos nossos amigos da velocidade, no ultimo domingo no Gp de Mônaco tudo foi maravilha para um cara e ele foi Max Verstappen que liderou de ponta a ponta e não teve ninguém próximo durante a prova, o holandês contou com algumas desistências importantes também que facilitaram ainda mais sua vida e vamos citar algumas delas. No sábado a Ferrari deu as caras no Treino Livre 3 tendo seus dois pilotos no top 3 atrás de Verstappen, assim a cotação do time italiano subiu para uma chance de pole e até mesmo formação de primeira fila no classificatório horas depois, a primeira fila não veio no Q3 pois quem marcou a pole bateu minutos antes do encerramento do treino arruinando as voltas de quem vinha melhorando os tempos atrás (um deles Carlos Sainz), e quem bateu foi justamente uma Ferrari a de Charles Leclerc, mas a comemoração não aconteceu pois os mecânicos teriam muito trabalho e era visível a preocupação em reconstrução do carro; no domingo antes do alinhamento dos carros ao grid Leclerc informou no radio que a sua Ferrari tinha problemas e esse problema foi no eixo de transmissão e vamos explicar:


- O eixo de transmissão é a parte do carro que traduz o esforço mecânico produzido pelos componentes do motor e da unidade de força em tração para as rodas traseiras. Isso é feito por meio da caixa de câmbio e diferencial, que se conecta ao eixo de transmissão; a caixa de engrenagens produz a quantidade certa de propulsão em relação a RPM e torque, e então o diferencial oferece aos eixos de transmissão a chance de se moverem em diferentes velocidades de rotação nas curvas. Como o eixo é a parte que fornece o movimento às rodas traseiras, qualquer dano pode garantir que a transmissão da unidade de potência seja gravemente prejudicada. Assim o pole ficou de fora da corrida e a Ferrari vacilou ao não ter feito uma medida obvia que era trocar todos os componentes e até mesmo o cambio (perderia 5 posições no grid) para ainda estar no páreo dos primeiros. 


A outra desistência da corrida foi a de Valtteri Bottas que vinha melhor em todo o final de semana sobre seu companheiro Lewis Hamilton (num discreto P7) e embora na largada não tenha conseguido pular na ponta a chance seria no momento dos pit stops; mas foi justamente na troca que o problema na roda dianteira direita aconteceu, os mecânicos não conseguiram tirar o conjunto que ficou travado e a pistola pneumática girava em falso (há boatos de que a roda ficou presa e só na fabrica da equipe eles conseguirão tirá-la); um golpe duríssimo para Bottas que tinha a chance de encostar nos lideres do campeonato e sem seus pontos a Mercedes perdeu a primeira posição de construtores para a Red Bull, alias o time austríaco teve Max vencendo e uma boa P4 de Perez que largou em P9. Como diria o ditado "Sorte de uns, azar para outros", quem riu foi Verstappen que sai pela primeira vez como líder de um campeonato de pilotos e como havia mencionado num texto anterior, ele tinha de aproveitar algum vacilo do inglês e este aconteceu de fato e agora teremos no domingo dia 06/06 em Baku no Azerbaijão a próxima etapa do mundial de Formula 1 em 2021, mais um circuito de rua aonde assim como Mônaco errar é fatal. Em breve voltaremos para mais posts e comentários, obrigado e até mais! 


Comentários