#52 - Memorias do GC, tributo à Roland Ratzenberger

Um grande abraço aos amigos da velocidade, estamos criando essa serie chamada "Memorias do GC" em que faremos algumas homenagens para ex pilotos ou lembranças póstumas, e neste primeiro memorias vamos dedicar o post para um dos vitimados do final de semana trágico em Imola, pois nesta data no dia 30 de abril de 1994 (há 27 anos atrás), morreu o austríaco Roland Ratzenberger.




Natural de Salzburg e nascido em 4 de julho de 1960, despontou na Fórmula Ford 1600 e em 1985, era campeão europeu, austríaco e alemão da categoria. No ano seguinte, arrebatou o título inglês e o Festival Internacional em Brands Hatch.

Daí em diante fez Fórmula 3 e correu no BTCC com um modelo BMW, além da Fórmula 3000 britânica por duas temporadas - foi terceiro colocado do campeonato local em 1988 e 1989. Também em 1989, Ratzenberger estreou em provas de Endurance. Correu com Toyota em Suzuka e de Porsche na Bélgica, pela equipe Brun - foi 4º colocado em Spa-Francorchamps. 

Disputou cinco edições das 24h de Le Mans - na primeira um de seus parceiros foi o brasileiro Maurizio Sandro Sala. O melhor resultado foi um 5º lugar geral com Mauro Martini e Naoki Nagasaka num protótipo Toyota 93C-V do Team SARD. No automobilismo japonês, fez a Fórmula Nippon e venceu uma prova no campeonato de 1992, em Suzuka, com um Lola Mugen Honda da Stellar International. Ficou por lá até finalmente realizar o sonho da Fórmula 1.

Com uma verba de US$ 500 mil, Ratzenberger pagou para fazer cinco GPs pela Simtek, equipe estreante na categoria máxima do automobilismo. Não se classificou no GP do Brasil, alinhou de último no GP do Pacífico em Aida, terminando em 11º lugar - e pretendia se classificar entre os 26 aptos a largar no GP de San Marino, em Imola. Contudo, às 14h18 locais de 30 de abril de 1994, Ratzenberger chocou-se com extrema violência com seu Simtek S941 no muro externo da curva Villeneuve, a estimados 314 km/h - por conta de uma falha na asa dianteira de seu carro.


O choque foi tão forte que provocou não só a destruição total do carro, que parou na curva Tosa, como um visível rombo no chassis e manchas de sangue brotaram em seu capacete - e eram visíveis. A equipe médica liderada por Dr. Sid Watkins fez os procedimentos padrão, transportou Ratzenberger de helicóptero para os socorros urgentes, mas o austríaco - então com 33 anos - morreu ao dar entrada no Hospital Maggiore, em Bolonha. Ele não resistiu às severas lesões e traumas provocadas na batida. 

Roland disputaria as 24h de Le Mans de 1994 pela Toyota e seu lugar no 94C-V #1 do Team SARD foi ocupado por Eddie Irvine, que junto a Mauro Martini e Jeff Krosnoff chegou em 2º lugar. Mas o nome de Ratzenberger, como última homenagem, foi mantido na decoração original do protótipo.


Amanha todos lembrarão do nosso ídolo Ayrton Senna que no dia seguinte ao falecimento de Ratzenberger (01/05/94) foi mais uma vitima deste trágico Gp de San Marino em 1994, depois disto a Formula 1 mudou muito sua parte de segurança dos carros, mas bastou dois nomes do grid perderem a vida para acontecer as  mudanças de maneira significativa, sendo eles um bom e promissor piloto austríaco e o outro um tri campeão mundial no melhor carro do grid naquele momento. Este foi o primeiro "Memorias do GC" e lembrando que temos o Gp de Portugal em Portimão neste final de semana, amanha teremos o terceiro treino livre e a classificação que deverá ser emocionante visto que tivemos 12 carros andando no mesmo segundo no TL2 nesta sexta, em breve estaremos de volta, um abraço e até mais!

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