#44 - Vem ai a Formula 1 temporada 2021 e suas novidades

 Um grande abraço aos amigos da velocidade, estamos voltando após um ano difícil de 2020 para todos nós, a covid-19 afetou a todos e ainda afeta mas temos a felicidade de retornar a fazer aquilo que gostamos seja escrever, fazer as atividades do dia a dia e aos poucos a vida continua e que possamos nos cuidar tomando as medidas de cautela e etc, vamos nos cuidar hein amigos da velocidade!





Vamos falar dela a Formula 1, categoria mãe do automobilismo mundial que terá muitas novidades dentro e fora das pistas e vamos falar das mais importantes neste post inicial, pois nesses últimos meses muita coisa aconteceu desde o ultimo GP em Yas Marina (Abu Dhabi) até os últimos dias antes da pré temporada, separei alguns tópicos importantes pra falar aqui, vamos lá:


1 - Vai mudar: Sai Globo entra Band pras transmissões em Tv aberta e a opção F1 Streaming

 

A Band será a nova casa da Formula 1, após o anuncio de desistência da tv globo em negociações junto a Liberty Media que vinham se arrastando desde o ano passado, a tv bandeirantes conhecida no pais como "Canal do Esporte" iniciou em fevereiro e a confirmação do negocio foi fechada no dia 09. Com isso o produto será melhor trabalhado pois em pouco tempo a Band fechou nomes de peso para as transmissões, já tinha Reginaldo Leme que estava desde o ano passado após a mesma emissora confirmar que transmitiria a Stock Car e assim fechou um time forte com a repórter Mariana Becker que estará presente nos autódromos, nos comentários Max Wilson que pilota na Stock e tem passagem pela equipe Willams como piloto de testes e Felipe Giaffone ex comissário da FIA e também ex piloto, e a narração fica por conta de Sergio Mauricio (após clamor nas redes sociais). A outra novidade é a vinda da F1TV, isso ira possibilitar ao público brasileiro a partir de 2021 o acesso integral à plataforma de streaming da própria categoria. Além das corridas na íntegra, o material terá entrevistas exclusivas e imagens de mais câmeras onboard. A Globo se mostrava resistente à proposta da entrada desta plataforma no mercado brasileiro por considerar que se tratava de um concorrente à exibição na TV aberta, agora o fã da categoria poderá acompanhar da maneira como quiser e aonde quiser!


2 - Teto orçamental em 2021

Com o início da temporada 2020 adiada e com a renda limitada gerada pela organização da F1 para pagar as equipes, os principais envolvidos com o esporte tomaram uma decisão sábia para reduzir os gastos no futuro.

O teto original era de 175 milhões de dólares (R$941 milhões), mas após discussões, foi reduzido drasticamente para 145 milhões para 2021 (R$780 milhões), caindo para 140 milhões em 2022 (R$753 milhões) e fechando em 135 milhões para 2023 (R$725 milhões).

Porém, há uma longa lista de itens que não fazem parte deste teto, que representa, em essência, o gasto com a construção e a execução dos carros. Entre as isenções estão os salários dos pilotos, além dos três funcionários mais bem pagos de cada equipe, geralmente o chefe e o diretor técnico. Os pilotos também terão teto orçamental a partir de 2023, serão 30 milhões de dólares (R$160 milhões) para dividir entre os dois pilotos. A maioria gasta menos que isso e, em teoria, se eles tiverem dois pilotos pagantes que tragam patrocínios e não tirem salário da equipe, essa conta pode ser zerada. Tudo para trazer proximidade entre as equipes e mais equilíbrio a categoria.



3 - Novos pilotos e mudança de equipes

Algumas novidades no grid aconteceram para esta temporada tanto em pilotos quanto em equipes, nos pilotos as novidades são os três novatos vindos da F2 com o atual campeão Mick Schumacher da alemanha e Nikita Mazepin o russo ambos pela equipe Haas, o outro novato é o japonês Yuki Tsunoda na equipe AlphaTauri, teremos o retorno do bicampeão o espanhol Fernando Alonso pela Alpine. Agora dos que trocaram de equipe vamos destaca-los começando com o mexicano Sergio Perez na RBR substituindo Alex Albon, na Ferrari sai Vettel que foi pra Aston Martin e chega o espanhol Carlos Sainz que saiu da Mclaren e abriu espaço pra chegada de Daniel Riccardo ao time laranja. Agora falando das equipes também tivemos mudanças significativas como a própria Alpine assumindo a  Renault e a volta da Aston Martin (graças ao seu acionista Lawrence Stroll) substituindo a Racing Point.


4 - Calendário fechado pra 2021

Após alguma incertezas e confirmações, o calendário esta fechado pra 2021. No ano passado das etapas consideradas como "suporte" apenas o Gp em Portugal (Portimão) e o Gp na Emília Romagna (Imola) irão permanecer, no mais o calendário volta ao seu normal tendo a volta do Gp da Holanda em Zandvoort e uma corrida de rua na Arábia Saudita em Jeddah, o campeonato começaria na Austrália mas o Gp foi realocado pra novembro devido a situação da covid-19, inclusive após o Gp do Brasil em Interlagos que volta ao calendário esse ano, sendo assim teremos o inicio confirmado no Bahrein no dia 28/03.





No próximo post iremos falar sobre os carros desta temporada, das nove equipes resta apenas a Ferrari mostrar seu modelo versão 2021. Iremos falar do lado técnico e quais as pinturas mais bonitas e também as mais feias, o Grande Corrida volta em breve com muito mais!!!


Comentários