Forte abraço meus amigos, o GC está de volta e com o nosso #TBT de lembranças e iremos citar uma dentre muitas do nosso Grande Prêmio do Brasil com muitas emoções como sempre, vou citar a final de 2012 que foi uma das melhores que eu já pude assistir com muitos ingredientes e alguns destaques nesta final e vamos citar eles:
1. Final de campeonato e o melhor, entre dois pilotos sensacionais que viviam seu melhor momento na categoria na época, Alonso buscava o sonho de ser campeão com a Ferrari e além de tudo ser tricampeão, já Vettel buscava o recorde de ser tri seguido e mais um título com a Red Bull
2. Após receber as finais de 2005, 2006, 2007 e 2008, Interlagos vivia novamente esse momento, mais uma grande final no Brasil e o clima era sensacional desde os treinos
3. Era a despedida definitiva de Michael Schumacher que estava na Mercedes e sua volta em 2010 não foi como o esperado com apenas 1 pódio na mesma temporada de 2012 no Gp da Europa8 e nenhuma vitória, e também Lewis Hamilton se despedia da McLaren aonde foi campeão em Interlagos em 08' indo para a Mercedes (aonde ele se tornou o que é...)
4. Fator chuva que sempre foi decisivo em Interlagos desde os anos 90, lembro de Rubens Barrichello dando a dica à Jenson Button antes da largada de que a chuva vinha da represa (e o inglês pegou a dica rs)
Vamos falar da corrida que teve muita emoção!!!
*Início
As gotas de chuva caíram pouco antes da volta de apresentação, e a receita para a largada aliava pista molhada e uma Ferrari faminta. Massa pulou de quinto para segundo, e Alonso foi atrás dele, saltando de sétimo para quarto. Logo depois as coisas se acertaram para Hamilton e Button, que conseguiram segurar as duas primeiras posições. Hulkenberg, que não tinha nada a ver com a história, se aproveitou da briga de foice e se avizinhou num confortável terceiro lugar, à frente de Alonso e Massa, que perdeu posições e voltou para quinto.
Se Vettel tinha largado mal, um golpe duro veio logo em seguida: ele foi tocado por Bruno Senna e rodou no meio do tráfego. Não deu tanto azar quanto o brasileiro que abandonou a disputa, mas caiu para a 20ª posição, com sorte de não ter sofrido danos graves no carro. Alonso chegou a estar em terceiro, momentaneamente com o título no colo, mas a alegria durou pouco.
O pé de Vettel afundou o acelerador, e nem deu tempo de chamar de "corrida de recuperação". O alemão só precisou de oito voltas para voar no molhado e chegar à zona de pontuação. Na nona, já era o sexto. Pouco depois, pulou para quinto. Pronto, voltou a ficar com a taça embaixo do braço.
Massa trocou pneus na 16º volta, quando a chuva deu uma apertada, mas a sorte virou as costas para o brasileiro. O tempo ficou bom, e ele começou a ser ultrapassado por todo mundo. Caiu para décimo.
Com pneus lisos e a pista secando, Hulkenberg e Button se deram bem. O alemão da Force Índia puxava a fila na liderança, seguido pelo inglês da McLaren, e quase todos os outros pilotos tiveram de correr aos boxes para trocar seus compostos. Vettel voltou com pneus duros em quinto, na expectativa de ir até o fim torcendo para não chover de novo. Alonso, em quarto, retornou com os médios.
A corrida confusa, com choques e pneus furados, deixou a pista cheia de sujeira, e na 23ª passagem o Safety Car entrou, congelando a zona de classificação com: Hulkenberg, Button, Hamilton, Alonso, Vettel, Kobayashi, Webber, Di Resta, Ricciardo e Raikkonen.
Na 29ª volta, a relargada com asfalto molhado. O ousado Kobayashi logo tomou a posição de Vettel, avançou para cima de Alonso e pulou para o quarto lugar. O espanhol deu o troco logo depois, mas ainda era pouco, com Vettel em sexto. As posições eram confortáveis para o piloto da RBR, mas as condições da pista deixavam o campeonato aberto. Ciente disso, o alemão não ofereceu resistência quando foi ultrapassado por Massa e caiu para sétimo - o brasileiro também passou por Koba e chegou a quinto.
Na 44ª volta, a chuva voltou e apertou. Hulkenberg não resistiu ao asfalto molhado, escapou e viu Hamilton mergulhar por dentro para tomar a liderança. Além das nuvens carregadas, pairava sobre os pilotos a grande dúvida: trocar ou não trocar os pneus?
Vettel não conseguia se comunicar com a RBR pelo rádio, mas a equipe conseguia falar com ele - e mandou o piloto levar o carro aos boxes, mesmo antes da decisão de Alonso. Voltou em décimo, apostando na manutenção da chuva.
*Troca de liderança
Na 55º passagem, um episódio para mudar a corrida. Hulkenberg atacou Hamilton para buscar a liderança, e os dois se chocaram. O alemão continuou na pista e foi ultrapassado por Button, mas Hamilton teve de abandonar a corrida, terminava assim sua carreira na McLaren. Vettel foi para os boxes de novo, colocou pneus intermediários e voltou em 11º. Com Alonso em terceiro, o título flertava de novo com o espanhol.
Alonso também parou, enquanto Vettel partia para cima de quem estava no seu campo visual. Descontados os pits, Alonso continuava em terceiro, mas com o companheiro Massa à frente. O alemão vinha em sétimo, atrás de Schumacher. Se Felipe poderia ajudar Fernando, Webber, em quarto, também poderia ajudar Vettel se necessário e bastava abandonar a prova ou deixar o povo passar à vontade. A dez voltas do fim, com a chuva caindo forte, era este o cenário, com os companheiros de equipe na expectativa de desempenhar seus papéis de escudeiros.
*Alonso passa Felipe, em vão
Como era de se esperar, Alonso passou Felipe na volta 62, e Schumacher em sua última corrida na Fórmula 1, não quis saber de fechar a tampa com fama de mau: abriu espaço para Vettel passar e assumir a sexta posição. Diante disso, a única chance do espanhol seria tomar a liderança de Button, que àquela altura tinha 21 segundos de vantagem. Por mais que a chuva castigasse a pista, só um milagre daria o título ao piloto da Ferrari.
Na penúltima volta, Paul Di Resta bateu, e o SC voltou à pista. O acidente soou como música para Vettel. Com os carros em fila e sem necessidade de pisar fundo, ele conduziu sua RBR até o fim, pouco depois de o carro de segurança se recolher a poucos metros da linha de chegada. O vencedor foi o inglês Jenson Button cruzando a linha em primeiro, Alonso em segundo, Massa em terceiro. Mas a festa estava logo ali atrás, na sexta posição. As gotas de chuva molhavam a viseira do capacete, e embaixo dele estava o choro do mais jovem tricampeão da Fórmula 1.
Sebastian Vettel Tricampeão
Com os troféus de 2010, 2011 e 2012, Vettel se igualou ao compatriota Michael Schumacher e ao argentino Juan Manuel Fangio com três títulos em sequência (feito conquistado na época). O alemão da RBR fechou o ano com apenas três pontos de vantagem para o rival espanhol, único que ainda era capaz de lhe tirar o tricampeonato, golpe duro ao espanhol que havia batido na trave em 2010.
Resultado da prova:
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): 1h45m22s656 (71 voltas)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 2s754 (71)
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 3s615 (71)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault): a 4s936 (71)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): a 5s708 (71)
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): a 9s453 (71)
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 11s907 (71)
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari): a 28s653 (71)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari): a 31s250 (71)
10 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault): a 1 volta (70)
11 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
12 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari): a 1 volta (70)
14 – Heikki (HOL/Caterham-Renault): a 1 volta (70)
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1 volta (70)
16 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth): a 1 volta (70)
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
18 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth): a 2 voltas (69)
19 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes): a 3 voltas (68)
Não completaram:
20 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes): 54 voltas
21 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 5 voltas
22 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault): 1 volta
23 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault): 0
24 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari): 0
Esse foi o #TBT do Gp Brasil, o Grande Corrida estará acompanhando todos os detalhes e faremos uma análise do treino e amanhã a corrida você assiste as 14:00, forte abraço e até mais!!! (Vídeo dos melhores momentos da corrida abaixo)
Comentários
Postar um comentário