#22 Gp do Japão - Análise geral


Um grande abraço aos amigos(as) da velocidade, vamos comentar sobre as equipes e pilotos neste ultimo GP em Suzuka no Japão, pela ordem do campeonato:

Mercedes - Os flechas de prata se sagraram campeões em 2019 e merecidamente pois foram superiores aos demais e o resultado veio com quatro provas de antecedência. Nos treinos de sexta tudo parecia que seria fácil pois tinham ampla vantagem as Ferrari, mas na classificação seus pilotos ficaram a +0.2 atrás dos carros italianos (P3 Bot e P4 Ham) mas na corrida o melhor desempenho fez prevalecer pelo menos com Valtteri Bottas que logo de cara abriu na frente e não foi incomodado até o fim da prova, Lewis teve um de se contentar com a P3 não conseguindo superar a Ferrari (Vet), agora é questão de tempo ao 6x título do inglês que dependendo de uma série de resultados pode levantar o "caneco" no México, mas é apenas uma possibilidade, parabéns e linda homenagem na dedicatória à Niki Lauda... 



Ferrari - Não se mostraram favoritos à Pole Position ao menos na sexta, no domingo de manhã estiveram muito rápidos e largaram com seus carros na primeira fila (P1 Vet e P2 Lec) mas todo o progresso na classificação foi pro ralo logo na largada. Vettel largou mal e caiu pra P2 aonde ficou toda a prova terminando +13.3 atrás do vencedor, já Charles Leclerc enterrou suas possibilidades na largada batendo com Verstappen, foi aos pits e voltando no fim do grid teve de escalar e no final somando a punição +15s terminou na P7, a Ferrari teve falhas e desta vez com os pilotos, e esses erros que também foram táticos custaram o campeonato deste ano pois desde o início em Melbourne muitos problemas aconteceram e apenas na segunda parte do campeonato houve recuperação e estiveram a frente do rival alemão, agora é continuar, desenvolver pra 2020 com mais tranquilidade entre a parte tática e os pilotos. 

Red Bull - Era uma boa chance de mostrar novamente um grande potencial, corrida em casa para a Honda e muitas coisas feitas no carro, porém não rolou o planejado pois desde os treinos estiveram atrás dos concorrentes, e na classificação as reclamações de Max Verstappen por falta de potência no motor davam conta de que chegar ao pódio seria o máximo e os dois carros fecharam a terceira fila (P5 Ver e P6 Alb). A largada teve o incidente com Max tomando um toque de Leclerc, a frustração foi grande pois era ele quem poderia fazer mais pelo time RBR Honda e abandonou em menos de 20 voltas, mas seu companheiro Alex Albon foi agressivo nas disputas e teve um excelente desempenho alcançando seu melhor resultado chegando em P4. Decepciona um pouco não conseguirem diante da torcida japonesa não conseguirem ao menos o pódio, mas existe o espaço que foi nítido na classificação entre RBR contra as Ferrari e Mercedes (+0.7 dif. aos ponteiros) e tirar essa diferença é a grande meta pra 2020, no México devido a altitude e por ser uma pista na qual a equipe desempenha bem existe uma possibilidade, aguardemos... 

McLaren - A equipe poderia ter somado mais pontos e abrir uma vantagem maior nos construtores pro rival direto a Renault, mas não foram mal num circuito técnico e veloz pois o carro se comportou bem e a prova disso foi na classificação com ambos no Q3 sem sofrimentos juntos na quarta fila (P7 Sai e P8 Nor), na corrida Carlos Sainz largou muito bem e teve excelente ritmo entre os ponteiros e no final teve o P5 e mais um resultado bom numa temporada fantástica do espanhol que está rápido e consistente ajudando muito a McLaren, Lando Norris esteve bem nos treinos mas na corrida e logo no início sofreu um toque numa disputa com Albon, seu carro foi chamado aos boxes pros reparos mas ele caiu lá pro final do grid e assim não pode recuperar as posições e fechou na P12. A McLaren está se sagrando a melhor equipe do "resto" com certa folga aos demais. 

Renault - Os franceses se mostraram bem abaixo na classificação mas a corrida teve uma enorme recuperação de seus carros. Daniel Ricciardo que ficou no Q1 (P16) teve enorme progresso na prova e ficou numa P6 muito boa pois subiu +10 posições durante as 53 voltas da corrida, Hulkenberg fechou em P10, somar pontos é importante pra tentar brigar com a McLaren, uma briga dura pois precisam achar o equilíbrio que desde o início do ano não tiveram, na próxima etapa as longas retas do México podem colaborar e o desafio será ajustar a combinação carro + motor pro desafio de correr na altitude... 

Toro Rosso - A outra equipe de motor Honda teve assim como a equipe mãe apenas um carro pontuando, esse carro foi o de Pierre Gasly que chegou ao Q3 (P9 mesmo tendo feito apenas o TL2) e na prova manteve o bom desempenho, ganhou uma posição fechando em P8 e foi o segundo carro de motor japonês a pontuar (mesmo batendo com Perez na penúltima volta). Daniil Kvyat não conseguiu avançar muito vindo de P14 e fechou o GP na P12 apenas. Eles também fizeram muitas trocas de componentes do motor, mas é sempre bom pontuar e podem conseguir surpreender no México aonde a potência não fará tanta diferença. 

Racing Point - A classificação foi bom pra um e ruim pro outro pois Sérgio Perez ficou no Q1 (P17) e viu seu companheiro Lance Stroll ficar em (P12) melhor colocado mas na corrida tudo mudou. O mexicano conseguiu avançar e mesmo após um toque com Gasly foi beneficiado por um erro dos computadores que encerraram a prova uma volta antes e assim ele ficou em P9, Lance Stroll conseguiu subir pra P11 e mostra que ainda precisa de mais pra superar seu companheiro e mais experiente, no México a corrida em casa pode empurrar Perez aos pontos novamente. 

Alfa Romeo - Após a volta das férias a equipe pontuou muito pouco, rendimento ruim dos carros por falta de atualizações, quem sabe um acerto de carro melhor e uma queda de rendimento do seu principal piloto Kimi Raikkonen que nesta volta não pontuou e Giovinazzi tem feito mais que ele somando alguns pontos e classificando na frente. Neste GP o próprio italiano largou em P11 e o finlandês em P13, e numa corrida ruim, sem ritmo os carros não conseguiram trazer os pontos e fecharam em P14 Rai e P16 Gio. Os italianos precisam de uma boa campanha pra se recuperar. 

Haas - Voltaram a se mostrar rápidos na classificação com Grosjean chegando no Q3 largando em P10, e também viu seu companheiro bater no Q1 (K-Mag) e largou na penúltima posição. Mas a corrida sentenciou o maior problema do carro este ano: falta de ritmo. O francês Grosjean ficou em P15 e o dinamarquês Magnussen em P17, o problema não era os pilotos que renovaram seus contratos pra 2020 a questão é trabalhar pro ano que vem e aprender que chegar ao topo exige muito suporte e trabalho, rumores existem da equipe sair em 2021 e se isso acontecer seria jogar fora um trabalho promissor de 4 anos, aguardemos... 

Williams - A equipe teve problemas na classificação com a batida de Robert Kubica e fizeram o possível para o carro do polonês chegar a corrida, mas ficaram os dois carros a +2 voltas dos ponteiros, outra equipe que sente o gosto amargo de não ter dois carros a altura de seus bons pilotos, uma pena... 

Está foi a análise geral do GP do Japão, nesta semana teremos o #TBT do Grande Corrida pois no domingo a F1 acelera no México para mais uma etapa, forte abraço e até mais!


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