#10 Gp da Áustria (parte 2) - Análise de desempenho de equipes/pilotos.



Um grande abraço, novamente falaremos do GP da Áustria pois tivemos muita coisa rolando, uns foram bem e outros nem tanto. Vamos dissertar os assuntos de cada equipe pela ordem do campeonato:

Mercedes: Não tiveram um grande rendimento neste final de semana e o forte calor influenciou, pneus com bolhas e o desempenho dos carros foi abaixo, tudo começou na classificação com Hamilton tomando +0.2 e punido por bloquear uma Alfa Romeo (Raikkonen) foi para P5 e Bottas tomando +0.5 pro pole, mas na corrida tudo se agravou mais pois não tinham ritmo pra alcançar Leclerc e um Pit Stop para trocar o bico de Hamilton o tirou do pódio. No final foram superados pelos carros mais rápidos, Hamilton P5 e Bottas P3 trás um certo desapontamento comparado o que fizeram na França, serviu pra mostrar que a cada corrida teremos uma nova história e os tirou do conforto, na Inglaterra certamente irão figurar na frente.

Ferrari: Os carros tinham bom desempenho e a vitória escapou no final, mas estavam rápidos na classificação e uma pena Vettel por um problema no carro e não participar do Q3 pois estaria no top 5 junto com Leclerc pole position e a segunda do ano, no domingo Leclerc liderou praticamente toda a prova mas não conseguiu segurar a ponta e os italianos lamentam a falta de critérios dos comissários contra a equipe em mais um lance polêmico, enfim, Vettel teve um pit stop ruim mas mesmo assim ele superou os adversários chegando em P4. Quem sabe até as férias chega a tão sonhada vitória!

Red Bull: Enfim chegou a primeira vitória com o motor Honda, e não veio fácil não, ela foi travada na pista com Verstappen caindo na largada pra P7 e numa grande recuperação e boa estratégia de pit-stops ele superou os ponteiros para vencer, os austríacos se juntam a Mercedes no quesito vitórias em 2019. De um lado comemoramos isso como um progresso da Honda que desde 2015 vinha sofrendo para ser competitiva e a saída da McLaren e a vinda para os dois touros (STR em 2018 e RBR em 2019) fez que o trabalho tivesse progressos e já colhe os frutos, do outro lado lamentamos a ruim exibição de Gasly tomando +1 volta (do próprio Verstappen pasmem) e não é nem sombra do holandês, a batata dele começa a assar.

McLaren: A quarta força do campeonato e cada vez mais forte, a equipe de Sainz e Norris tem feito boas atuações e conquistado bons pontos, na Áustria a prova do novato Norris foi exemplar (na primeira volta dividindo com Hamilton, abusado rs) chegando na P6 e sendo o "melhor do resto", o companheiro Carlos Sainz ficou no Q2 na P15 mas no domingo fez excelente recuperação e ficou em P8. A mudança de ares na equipe vem fazendo efeito, agora é não fazer feio em casa no GP Britânico diante de sua torcida, mostrar que podem voar mais alto.

Renault: Final de semana abaixo do normal, fora do Q3 com os dois carros, eles pareciam ter dificuldades para serem competitivos. Na corrida uma nova frustração ficando fora dos 10 melhores e não conseguindo pontos, a chance de passar a rival McLaren nos construtores era boa e deixaram escapar, os franceses de sede na inglaterra praticamente irão correr em casa na próxima semana, terão todo suporte e vamos aguardar carros competitivos pelos pontos.

Alfa Romeo: Excelente final de semana para a equipe somando pontos e sendo competitiva, algo que não estavam sendo em corridas passadas. Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi chegaram em P9 e P10 aliás o primeiro ponto do italiano no campeonato após algumas frustrações, mas o carro estava rápido e Kimi figurou na frente um bom tempo na corrida, e na classificação os dois chegaram ao Q3 e chegamos a conclusão que nesta pista os motores Ferrari empurram mais que os demais, a meta agora é se manter competitivos pois a briga no meio do pelotão é feroz.

Racing Point: A equipe ficou no zero não chegando aos pontos e na classificação teve os dois carros ficando na primeira parte (Q1), para alcançar os rivais a equipe prometeu uma atualização no GP Britânico, isso pode levantar a equipe e ajudar os pilotos que têm dificuldades de alcançar os rivais. Perez ficou na porta em P11 e Stroll em P14, para alcançar os feitos da antiga Force India ainda falta muito a eles...

Toro Rosso: Não conseguiram sequer ficar perto dos pontos, não foram competitivos e é outra equipe que precisa de atualizações para o carro, senão eles ficarão no tempo. Albon foi melhor que Kyvat todo o final de semana se classificando na frente e na corrida também ficou à frente, mas nada adianta se ficarem longe e bem distante dos pontos.

Haas: No quesito classificação a equipe é excelente pois Magnussen ficou em P5 (mas foi punido por troca de câmbio largou em P10) e na P11 Romain Grosjean ficou em boa posição para subir na tabela, mas porém o carro parece ter uma "dupla personalidade" pois no treino é rápido (Mag foi o melhor do resto) mas em corrida é um dos piores, a prova disto foi que no final da corrida Magnussen ficou em P19 com +2 voltas do líder, já Grosjean ficou em P16. Foi a equipe que mais caiu de produção, precisam focar na melhora do carro para achar esse problema no desempenho urgente, pois os adversários na briga do campeonato começaram a se distanciar nos pontos.

Williams: Vamos falar dentro das possibilidades da equipe para vocês entenderem qual campeonato eles têm de encarar hoje, certo!? Robert Kubica teve uma atuação péssima ficando a +3 voltas, sim teve; mas ver George Russell passando dois carros e um deles sendo uma STR foi uma das imagens improváveis e temos de aplaudi-lo por isso. Ficar a frente de uma das Haas foi heroico e mesmo sem pontos podemos dizer que foi o maior feito da equipe no campeonato, pois não teve briga entre ela apenas, com condições talvez Russell teria mais pontos que muitos pilotos presentes no grid facilmente... 



Neste final de semana temos o Grande Prêmio da Grã Bretanha, em Silverstone na Inglaterra, promessas de boas disputas e uma Grande Corrida pode pintar por aí. Abraços e até mais!

Comentários