#4 - GP da China, Mercedes faz dobradinha com vitória de Hamilton, Ferrari e o fantasma das ordens de equipe.

Um grande abraço a você amigo da velocidade, tudo bem!? Vamos iniciar a análise sobre os acontecimentos do GP da China, aquele que foi o milésimo da categoria. A vitória moral foi da Mercedes com Lewis Hamilton em P1 e Valtteri Bottas em P2, e a derrota moral foi da Ferrari com um Sebastian Vettel sem ritmo e condições de brigar com os flechas de prata em P3 e o Charles Leclerc engolindo mais um sapo na sua terceira corrida pela Ferrari e prejudicado por uma estratégia que beneficiava o alemão. Enfim só dei uma prévia do vamos falar, tudo e mais um pouco daquela maneira que sempre fazemos, dos melhores para os piores do final de semana certo! Vamos nessa:

Mercedes - Teve o melhor desempenho das equipes, bem estruturada eles sabem o que desejam e conseguem extrair de seus dois pilotos o melhor deles, tanto que Valtteri Bottas foi pole position e chegou em P2 e Hamilton largou atrás do finlandês e foi rumo a vitória. Toto Wolff sabe que o campeonato é longo e precisa ter os dois pilotos pra equipe e para mais uma conquista tanto nos construtores e no mundial de pilotos. Obs: São 3 dobradinhas em 3 provas...

Ferrari - Na contramão de seu rival, a Scuderia Italiana precisa tomar um rumo e buscar tirar o melhor de cada um, Vettel e Leclerc são excelentes e tem seus valores, mas existe um grave problema na Ferrari de muito tempo e isso está nítido agora: É válido decidir agora quem é o primeiro ou é o segundo piloto na terceira etapa? Será que Binotto teria autonomia suficiente pra definir um caminho? Em três corridas, Leclerc foi melhor que Vettel ou esteve em situação de pista pra passar. Potencial e qualidade a equipe tem, basta administrar a situação!

Red Bull - Vem andando bem com um motor Honda cada vez mais confiante e que terá atualizações em Baku (Gp Azerbaijão), tem um chassi excelente que em circuito de rua os deixara em situação de vitória. Verstappen vem na balada dos ponteiros e se tiver condições disse que a equipe terá vitórias esse ano, já beliscou um pódio P3 e dois P4, Gasly ainda vem se encontrando na equipe e está melhorando a cada corrida e nesta prova cravou a melhor volta e fez seu melhor desempenho na equipe mãe com um P6, Christian Horner disse que ele terá de se adaptar ainda mais a equipe e carro. Digamos que a Red Bull está "comendo pelas beiradas".

Renault - Em três provas existe uma certa frustração com a equipe francesa pois o carro parece ser melhor do que o do ano passado, mas tem a tal da confiabilidade do motor pois: em 3 provas a equipe teve 4 abandonos e no Bahrein foram os dois ao mesmo tempo, ha de se comemorar o P7 de Riccardo pois foram seus primeiros pontos pela equipe, mas ainda assim é pouco pra quem já foi campeã do mundo e teve o motor mais confiável da categoria.

Alfa Romeo - Vem em evolução nessa temporada, Kimi Raikkonem tem tido grandes exibições mostrando um carro rápido e que tem potência pra ultrapassar, com isso vem puxando a equipe que tem 12 pontos e está no meio da disputa pela quarta posição nos construtores, mas há de se lamentar a falta de sorte do Giovinazzi pois na Austrália e na China ele teve problemas no carro e isso o impossibilita de alcançar mais e somar mais pontos, olho neles porque podem surpreender mais!

McLaren - Essa corrida em especial foi um fracasso, não chegaram ao Q3 na classificação e a largada foi o ponto chave pra tudo ir pro espaço, o acidente dos carros de Norris, Sainz e Kvyat fez que ambos não tivessem rendimento pelo toques e tanto que Norris abandonou e Sainz ficou em P14 apenas. No Bahrein a equipe pontuou e poderia ser melhor, mas ainda segue uma incógnita: O que será a Mclaren neste ano?

STR - A equipe teve altos e baixos na corrida e no final de semana, o acidente de Albon no TL3 o deixou fora da classificação e poderia condenar sua corrida, mas porém foi o inverso e ele conseguiu uma excelente P10 vindo de último e mesmo com um carro reconstruído fez excelente trabalho; agora seu companheiro (Kvyat) foi na contramão disso pois na largada se envolveu numa batida, tomou punição de +5 segundos e ainda assim abandonou, poderia ser pior mas salvou 1pt.

Racing Point - Tiveram uma corrida bem estratégica vindo do meio do grid, Perez teve melhor desempenho e fechou um bom trabalho em P8 e fazendo uma boa corrida salvando os pneus como sempre faz, Stroll não chegou aos pontos mas na última volta conseguiu superar Magnussen chegando em P12, existe muito trabalho a fazer para uma evolução maior, investimento a equipe tem, porém basta ter calma para ter um desenvolvimento que virá a longo prazo, certamente em pistas de alta terão melhor performance.

Haas - Esperávamos muito dos americanos nesta prova, com os dois chegando no Q3 a expectativa era de pontuar mas não foi o que aconteceu, o carro caiu demais de rendimento e ambos ficaram abaixo do esperado, Grosjean fechou em P11 e Magnussen P13. O início deste ano não é dos melhores, o carro nao mostra a força semelhante a temporada passada e os pilotos não conseguiram ainda tirar o melhor do equipamento, terão de trabalhar mais pro sucesso.

Williams - Ainda não mostra nenhuma evolução, sequer conseguem sair do Q1 fechando o grid quase +4s dos ponteiros e entre +2s da zona de corte na classificação, na corrida brigam contra si mesmos sem condições de algo maior, Russell e Kubica são vítimas de mais um planejamento mal feito (carro), e mostram uma Williams que andou pra trás desde 2014 quando tiveram condições até de vencer e fizeram pole com Massa e um Bottas rotineiro em pódios. Hoje são apenas coadjuvantes no grid.

Bem essa foi nossa análise no Gp da China, próxima semana temos Baku a corrida de rua no Azerbaijão.

Fiquem na paz e até a próxima!!!

Comentários