# Post Especial - TBT do GC, Cingapura 2008 e a mãozinha da vitória...

Felipe Massa 2008

Um abraço forte a vocês nossos queridos amigos(as) da velocidade, hoje iremos começar uma série de posts pra relembrar algumas corridas do passado, o #TBT do GC, então em algumas corridas iremos fazer aquela lembrança dos fatos passados, assim como você faz as quintas com a #TBT em suas fotos nas redes sociais (rs). Como a corrida será em Cingapura, iremos fazer uma lembrança deste Grande Premio.

Já são 11 anos do GP de Cingapura, e neste tempo os pilotos que mais venceram nas noites asiáticas foram Sebastian Vettel com 4x e Lewis Hamilton também com 4 vitórias, um circuito com 23 curvas e considerado pela maioria dos pilotos como difícil, desgastante e desafiador em 61 voltas. Mas foi na primeira edição de 2008 que aconteceu uma das maiores farsas, falcatruas, palhaçadas, armações e outros termos que você queira colocar que já aconteceram pois a então equipe Renault tinha de volta seu piloto querido Fernando Alonso vindo de um fracasso na McLaren após bater de frente com o então novato Hamilton e Ron Dennis, o espanhol não teve clima pra ficar na equipe inglesa e voltou para os franceses aonde teve 2 títulos (05 e 06). Na temporada de 2008 a briga pelo título estava entre Lewis Hamilton na McLaren e Felipe Massa até então na Ferrari e liderando o campeonato até esta prova, aí você me pergunta: aonde entra Alonso nessa questão??? Vou explicar:
 
Alonso beneficiado.

- Em sua volta a Renault, o espanhol não teve nenhum bom resultado até aquela prova e viu seu companheiro o brasileiro Nelsinho Piquet ser P2 na Alemanha após uma estratégia certeira em um SC voltando na liderança porém não tendo condições de brigar com a McLaren de Hamilton (vencedor do GP), isto estava deixando um clima não muito bom, e como de costume o espanhol vinha reclamando demais da sua situação até que o chefes Flávio Breatore e Pat Symonds tiveram a grande "sacada" pra vitória, na classificação Alonso iria partir de P15 e Piquet Jr em P14, após um combinado junto a equipe o piloto brasileiro bateu na volta 14 em uma das curvas, tudo foi bem arquitetado porque naquele setor do acidente era o lugar de mais difícil acesso pros tratores e guinchos chegarem pra retirada do carro, aconteceu o um Safety Car e todos foram aos pits até os ponteiros, numa parada desastrada a Ferrari liberou Massa (líder e pole da corrida) com a mangueira do combustível ainda no carro, com isso ele perdeu muito tempo, voltou em último, tomou punição por volta a pista perigosa e não conseguiu se recuperar na prova e lá na frente perderia o título pra Hamilton por 1pt, e o Alonso hein!? Ficou nos ponteiros graças ao esquema, contou com uma punição ao alemão Nico Rosberg então piloto Williams, pra subir ao P1 e levar a primeira vitória na volta a Renault e também ser o primeiro vencedor de Cingapura. No ano seguinte em 2009 veio a bomba, isto porque no meio da temporada a Renault demitiu o brasileiro Nelsinho Piquet e após investigações secretas junto a provas claras (ex: telemetria e também o depoimento do piloto) a notícia veio forte e me lembro que assistindo o GP da Bélgica de 2009 o grande comentarista Reginaldo Leme trouxe esse furo de reportagem. Resumo de todos os envolvidos:


- Flávio Breatore e Pat Symonds foram banidos da F1 e nunca mais fizeram nada na categoria. 

- Nelsinho Piquet foi inocentado, porém nunca mais teve crédito pra voltar a categoria pra pilotar.

Nelsinho Piquet.

- A Renault entrou numa decadência como equipe, tanto que vendeu as ações pra Lotus em 2012 e só voltaria como time em 2016, sem o mesmo sucesso da década anterior.

- Quem saiu bem na foto foi Fernando Alonso, inocentado no caso e beneficiado por toda a situação em 2010 foi anunciado piloto Ferrari.

Esse foi o primeiro de muitos #TBTs do Grande Corrida, vamos aguardar uma corrida disputada em Cingapura e logo menos estaremos de volta, forte abraço!

Comentários