#17 Gp da Itália - Análise de Desempenho


Um grande abraço a você que nos acompanha, após o GP da Itália vamos comentar os desempenhos, equipes e pilotos. Sempre pela ordem do campeonato, vamos lá:

Mercedes - Estiveram nos treinos atrás das Ferrari, mas na corrida ambos os carros tinham melhor ritmo mas não venceram por erros individuais. Hamilton tentou duas vezes chegar em Leclerc mas teve uma saída de pista depois da curva 1 e condenou seus pneus, já Bottas teve a chance de vencer porém também errou na chicane entregando a vitória de bandeja e a chance de brigar pelo título de pilotos fica mais longe. Nas duas pistas de alta tiveram dificuldades de velocidade e tomaram tempos na classificação, panorama deve mudar em Cingapura mas deixa a pulga atrás da orelha de Toto Wolff.

Ferrari - Mostraram muita força na Itália, pois em potência de motor eles eram os melhores e um circuito rápido como Monza os favoreceu muito, Charles Leclerc venceu de maneira gigantesca e digo mais "pilotou como Schumacher", fechou a porta, jogou duro com Hamilton e foi rápido quando necessário. Foi uma grande Vitória e já podemos colocar ele como piloto 1? Não sei, mas seu companheiro Sebastian Vettel teve mais um mal desempenho e desta vez quase protagonizando acidentes perigosos, primeiro rodou sozinho na variante Ascari e em sua volta a pista acertou Stroll danificando seu bico e com a punição de 10 segundos condenou sua corrida chegando em P13. Foram desempenhos distintos, mas foram os melhores na Itália.


Red Bull - Não dava pra esperar muito dos touros em pista seca (já que não tivemos chuva que era prevista), Max Verstappen tinha de pagar punições e largou em último e seu companheiro Alex Albon largou em P8. Mas na prova não houve progressos interessantes pois Max tocou na largada danificando o bico, ficou lá atrás boa parte da prova e no final chegou em P8, já Albon conseguiu subir apenas pra P6 não conseguindo superar as Renault (Hulk e Ric), balanço não muito positivo na volta das férias pois a Ferrari abriu nos construtores na briga pela P2, o foco é Cingapura aonde terão condições de brigar pela vitória pelas características do circuito.

McLaren - Não foi um bom saldo a equipe de Groove nesta prova, pois nos treinos tiveram apenas Sainz no Q3 (P7) e Norris fora (P14). E na corrida pra piorar, houve um pit stop desastrado não encaixando a roda dianteira direita e com isso o espanhol acabou deixando a prova, Norris ainda salvou 1pt pra equipe. Porém essas duas provas acabaram tirando a vantagem nos construtores pra Renault que somou mais pontos, a volta das férias não foi boa e uma briga pelo quarto lugar que estava sob controle fica aberta nesta segunda parte do campeonato.

Renault - Uma equipe que somou seus melhores resultados no ano, sendo rápida em treinos chegando no Q3 com seus dois carros (Ric P5 e Hul P6), e numa grande exibição (ficando a frente das RBR) fizeram na prova P4 com Ric e P5 de Hulk (embora já desempregado pra 2020). Um carro que em pistas de baixa foi muito mal, neste retorno apresentou boas exibições nas pistas de alta. A diferença no campeonato diminuiu para a McLaren e a chance de chegar ao P4 nos construtores parece alta pois em duas corridas foram 22 pts contra apenas 1 pt dos ingleses, a próxima corrida é um circuito travado como Cingapura, precisam achar o acerto excelente pra somar pontos importantes novamente.

Toro Rosso - Não tiveram um bom resultado na Itália e também não estiveram rápidos para brigar nos pontos com seus carros ficando no Q2 na classificação. Na corrida Kvyat abandonou após problemas na volta 33, já Gasly teve sua corrida prejudicada no incidente com Stroll saindo da pista, ainda assim ficou na porta dos pontos em P11. Com os motores Honda rendendo bem em pistas de baixa, existe uma chance de chegar aos pontos, mas precisam superar as quebras pra ter bons resultados novamente.

Racing Point - A equipe poderia ter os dois carros nos pontos, embora Perez tenha ficado logo no Q1 e viu seu companheiro Stroll ficando em P9. Na corrida houve uma inversão de valores com Stroll sendo vítima de Vettel num toque na volta 6, caindo lá atrás pois tomou um Drive Through pela volta perigosa a pista, ainda assim chegou em P12 e que pecado ao canadense que não vinha mal no final de semana; agora o mexicano Perez teve um excelente P7 na prova, subiu graças a uma boa estratégia e beneficiado com alguns abandonos. A antiga Force Índia sempre teve bons resultados na Itália, esse carro que é base do último projeto antes de virar Racing Point fez jus ao passado.

Alfa Romeo - A torcida empurrou, a galera gritou o nome dele, e assim veio a tão sonhada boa corrida de Antônio Giovinazzi e justamente na Itália, na terra do rapaz. Destaco este P9 pois foi melhor que Raikkonen todo o final de semana, aliás o finlandês teve duas batidas nos treinos na curva parabólica, e nitidamente essas batidas condenaram sua prova chegando em P15. Agora Giovinazzi foi bem, ficou na P11 na classificação mas subiu duas posições, correu de maneira consistente, teve um grande momento no ano o italiano. Basta seguir essa euforia pra Cingapura, aonde terão um grande duelo na parte do bolo (meio do pelotão).

Haas - Vendo as últimas provas na Bélgica e nesta corrida na Itália eu quase chego numa conclusão para a Haas... Apaga 2019 e comecem a trabalhar para 2020! A culpa foi dos pilotos em algumas provas, mas na volta das férias pudemos ver que o carro tem graves problemas de rendimento, consumo de pneus excessivo, falta equilíbrio e ninguém está conseguindo lhe dar com isto na equipe, na classificação foram com Magnussen ao Q2 (P12) e Grosjean ficou no Q1 (P16). Na corrida K-Mag abandonou na volta 18, já o francês ficou em penúltimo lugar... Se algo não acontecer, a noite em Cingapura será triste.

Williams - Até que ficar na classificação -/+3s dos ponteiros e -/+ 0.6 dec do P17 (Perez) não foi lá tão ruim e parecia ser pior, ainda que Russell chegou a frente de Kubica, Grosjean e Raikkonen fazendo uma boa exibição com esse carro péssimo da equipe, mas o motor Mercedes os ajudaram a não fazer tão feio. Outra equipe que olha o futuro pois renovaram seu contrato de motores com os alemães da Mercedes até 2025, é sonhar lá na frente porque o agora é bem entediante.

Bem essa foi a análise de desempenho, aguardem a próxima prova neste final de semana nas ruas de Cingapura com uma promessa de bons duelos na noite asiática, fiquem ligados aqui no Grande Corrida, abraço forte a você!!!

Comentários